terça-feira, 11 de agosto de 2015

Filme - A Teoria de Tudo




O filme retrata a biografia do físico teórico e cosmólogo Stephen Hawking, famoso por seus estudos referentes aos buracos negros, o filme retrata suas descobertas científicas, sua vida amorosa e a descoberta de uma doença motora degenerativa, a Esclerose Lateral Amiotrófica. 


Download do filme, com áudio original (Inglês) e português. Legenda em PTBR:

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

New Horizons - Uma visita a Plutão

Recentemente importantes descobertas foram feitas pela comunidade científica mundial, a primeira delas, de quase uma década de duração, chegou finalmente ao seu momento mais importante, após viajar por mais de nove anos no espaço a sonda New Horizons da NASA chegou ao planeta anão de nosso sistema solar, Plutão. A sonda obteve cerca de mil e duzentas imagens do planeta, inclusive de seu satélite natural, a Lua Caronte. Vale destacar que são as imagens com melhores resoluções já conseguidas de Plutão e até mesmo detalhes de sua superfície foram fotografados. 

Plutão e detalhes em alta resolução de sua superfície rochosa

Caronte, a Lua de Plutão

Curiosidades: 

-Plutão está a quase 5 bilhões de quilômetros da Terra. 

- As fotos foram registradas a uma distância de 12,5 mil quilômetros da superfície de Plutão, distância mais próxima do planeta alcançada pela sonda. 

- Após desbravar Plutão a sonda New Horizons viajará até as redondezas do planeta Netuno para registrar asteroides de seu entorno. 


Fontes: 


Site oficial da NASA: NASA


quarta-feira, 1 de julho de 2015

Quem foi - CARL SAGAN



★ - 9 de novembro de 1960, Nova Iorque, EUA
✝ -  20 de dezembro de 1996, Seattle, Washington, EUA

Carl Edward Sagan foi um cientista e astrônomo nascido no dia 9 de novembro de 1960 em Nova Iorque, Estados Unidos que obteve o título de doutor pela universidade de Chicago. Carl Sagan é conhecido como o maior divulgador científico moderno, sua experiência profissional bastante abrangente conta com o papel de consultor e conselheiro da NASA em diversos projetos, como Apollo, Mariner e Viking, que objetivavam a exploração da Lua, de Vênus e Marte respectivamente, também teve importante papel nas missões Voyager e da sonda Galileu. Sagan fez importantes descobertas à respeito de astros do sistema solar, seus estudos trouxeram detalhes à respeito do efeito estufa em Vênus, mudanças atmosféricas em Marte e da existência de moléculas orgânicas em Titã, lua do planeta Saturno. Publicou cerca de 600 publicações científicas, e também foi autor de mais de 20 livros que retratam ciência e ficção científica, é também mundialmente conhecido por escrever e narrar a série Cosmos na década de 80. Em 1978, ganhou o prémio Pulitzer de literatura geral pelo seu livro Os dragões do Éden. Faleceu aos 62 anos, de pneumonia, no Centro de Pesquisas do Câncro Fred Hutchinson, depois de uma batalha de dois anos com uma rara e grave doença na medula óssea. Carl Sagan nos deixa seu legado científico, repleto de ensinamentos e nos mostra a importância da utilização do método científico em nossas vidas. 

Referências bibliográficas: Explicatorium - Carl Sagan
Site oficial: Carl Sagan
Mídias: Livros - Carl Sagan e Cosmos - Carl Sagan

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Buracos de minhoca



A teoria dos buracos de minhoca (Pontes de Einstein-Rosen) nos diz que é possível atravessar pontos distintos do universo através de uma dobra espacial, mas que também é possível encontrarmos com altas radiações e possíveis contatos com a matéria exótica entre seus diferentes estados. A teoria foi proposta por Albert Einstein e Nathan Rosen, e é parte fundamental da teoria da relatividade geral. Os buracos de minhoca contam com duas bocas esferoides e uma garganta reta ou em outros casos enrolada, fazendo uma ligação entre as duas bocas. É dado como fundamental a existência dos buracos de minhocas de acordo com a lógica matemática da teoria da relatividade, entretanto ainda não foram detectados até o momento. Decifrar o interior de um buraco de minhoca é complexo, seus tamanhos podem sofrer graves alterações, dada a expansão do universo uma constante a se relevar. Os buracos de minhoca previstos por Einstein e Rosen entrariam em colapso rapidamente, mas pesquisas atuais dizem que buracos contendo a matéria exótica poderiam permanecer imutáveis por longos períodos de tempo. Os buracos poderiam conectar não só pontos distintos do universo como universos diferentes, dada a teoria do multiverso, o cosmólogo britânico Stephen Hawking acredita que isso não seja possível. Atualmente não temos tecnologia o suficiente para modificar a estrutura de um buraco de minhoca ou estabiliza-lo, mesmo que encontrassemos um, porém cientistas continuam a estudar o seu conceito e a decifra-lo, continuamos a desbravar o universo para detectar possíveis sinais, afim de compreende-lo e manter aberta a ideia de realizarmos o encurtamento de viagens espaciais.


Referência Bibliográfica: Ciências e Tecnologia

domingo, 7 de junho de 2015

Filme - O Mundo de Sofia


Filme dividido em duas partes do mundialmente famoso livro do escritor Jostein Gaarder. O romance da história da filosofia fará com que mergulhe no mundo da filosofia e em sua história, realizando essa viagem com a garota Sofia que descobre o incrível poder da filosofia em sua vida. 

Filmes com o áudio original e legenda em Português - BR.


segunda-feira, 25 de maio de 2015

O destino do universo



Nosso universo está em constante expansão e estamos abordo de nosso planeta nessa incrível viagem pelo cosmos, mas para onde iremos? Qual é o destino de nosso universo? 

Não contendo indícios mais claros como os da origem do universo que é um fato já acontecido, nos resta basearmos em cálculos, presunções realizadas por astrônomos e observações intergaláticas para pressupormos através de nossas teorias, as mais aceitas e debatidas em nosso mundo astrofísico contemporâneo são as seguintes: 


Big Rip

O Big Rip é a teoria que defende que o universo obtenha uma aceleração ainda maior em sua expansão com o decorrer do tempo, fazendo com que as galáxias, os astros e até mesmo os átomos se separem causando um dissipamento eterno da matéria pelo cosmos. 


Big Crunch 

O Big Crunch prevê uma desaceleração na expansão do universo, até que a gravidade não permita a expansão e com isso se contraia fazendo com que a matéria volte ao ponto inicial, podendo então ocasionar outro Big Bang. 


Tendo analisado com cuidado todas as teorias possíveis, chegamos a conclusão de que precisamos desvendar por completo a energia escura que compõe o universo, sendo responsável por aproximadamente 70% de um todo do que existe. Detectada através de cálculos, a energia escura interfere na gravidade universal e teria importante papel na aceleração do universo durante a sua expansão, precisamos continuar estudando e descobrir seu papel detalhado na expansão do universo, com isso teremos dados mais aproximados para prever o destino de nosso universo. 

Para mais Informações, consulte a bibliografia da postagem em: Megacurioso - Big RipSuper Interessante - Big Crunch e Super Interessante - Energia escura





quarta-feira, 29 de abril de 2015

Quem foi - ALBERT EINSTEIN


★ - 14 de março de 1879, Ulm, Alemanha
✝ -  18 de abril de 1955, Princeton, Nova Jérsia, EUA


Provavelmente o cientista mais famoso dos últimos tempo, vencedor do prêmio Nobel de Física em 1921. Revolucionou pensamentos e modificou o conceito filosófico humano ao propor a teoria da Relatividade. 

Albert Einstein nasceu em Ulm na Alemanha em 1879, três anos após o casamento (1876) de seus pais Hermann Einstein e Pauline Koch, com apenas um ano de idade Einstein e sua família se mudaram para Munique e aos seis anos de idade Albert Einstein aprendeu a tocar violino, instrumento querido que o acompanhava ao longo de sua vida.  Iniciou os estudos em uma escola católica em 1885 e após isso entrou no Luitpold Gymnasium, onde estudou até os 15 anos. Seus pais se mudaram para Itália em 1894 após enfrentarem dificuldades em seus negócios, porém Albert permaneceu estudando em Munique até 1895, quando fez exames de admissão em Eidgenössische Technische Hochschule (ETH), em Zurique, ele foi reprovado, pois não obteve as notas necessárias nos estudos das áreas humanas. Em 1896 recebeu o seu diploma referente a escola secundária. Albert ficou seis anos sem pátria, pois havia renunciado sua cidadania alemã, seis anos mais tarde lhe concederam cidadania suíça, realizou seu ensino superior em Zurique e após o término tornou-se docente. Em 1903, Albert Einstein casou-se com Mileva Maric, tiveram três filhos: Lieserl, Hans Albert e Eduard. Entre os anos de 1909 e 1913 Einstein lecionou em Berna, Zurique e Praga, retornou a Alemanha em 1914 e trabalhou com pesquisas na academia Prussiana de ciências e possuia também uma cadeira na universidade de Berlim e foi diretor do instituto Wilhelm de Física em Berlim. Em 1915, o grande momento de sua vida chegou, e ao elaborar a teoria da relatividade, Einstein fez uma série de conferências e publicou "Fundamento Geral da Teoria da Relatividade". Em 1919, separou-se de sua esposa Mileva e se casou com a sua prima Elsa. Após esse período, Albert passou a ser conhecido em todo o mundo por conta de sua teoria. visitou muitos países, entre eles o Brasil. Em 1933 renunciou novamente a cidadania alemã, após ser aconselhado por amigos, época em que Hitler assumia o poder do país. Mudou-se para os Estados Unidos, aonde trabalhou e conseguiu a cidadania americana, preservando ainda assim a sua cidadania suíça, publicou vários trabalhos, entre os quais "Por Que a Guerra?" (1933), em colaboração com Sigmund Freud; "O Mundo como Eu o Vejo" (1949); e "Meus Últimos Anos" (1950). Em 1952 renunciou o convite do primeiro-ministro de Israel de assumir a presidência do estado pois já estava adoecido. Uma semana antes de falecer, Albert Einstein assinou a sua última carta, que destinava-se a Bertrand Russell, aonde concordava que o seu nome fosse incluído numa petição exortando todas as nações a abandonar as armas nucleares. Faleceu em 18 de abril de 1955, em Princeton, Nova Jersey, aos 76 anos. Seu corpo foi cremado.


Referências: Educação UOL


segunda-feira, 27 de abril de 2015

Distâncias cósmicas




Você sabe o que são "anos luz" ?

Você sabe a distância que a estrela mais próxima da Terra (exceto o Sol) está? 

Pois bem, um ano luz é o tempo em que a luz leva para atingir o ponto B partindo do ponto A, sendo esse tempo preenchido com um ano terráqueo (365 dias). A luz viaja a 299 792 458 m / s (metros por segundo).

A estrela mais próxima da Terra é o Sol, logicamente, em seguida temos o conjunto estelar Alpha Centauri, composto por três estrelas, Alpha Centauri A, Alpha Centauri B que estão a 4,37 anos luz da Terra e Alpha Centauri C, que está gravitacionalmente associada com as primeiras, porém a 4,24 anos luz daqui. 

Ou seja, quando olhamos para o céu, nós olhamos para o passado, teoricamente essas estrelas mais próximas da Terra, poderiam nem ao menos existir mais, pois as vemos como eram a mais de 4 anos atrás, isso sem contarmos as estrelas que estão a milhares de anos de nosso pequeno mundo. 

Podem ter certeza, o tempo é relativo e passado e presente são um só. 


Referências: Ciências e TecnologiaWikipedia - Velocidade da Luz

terça-feira, 21 de abril de 2015

O nosso lugar no cosmos

Qual a nossa dimensão no cosmos? 



Este vídeo o fará refletir à respeito de sua existência, com micro e macro dimensões de nosso universo, de pequenos átomos a grandes galáxias. 

Afinal quem somos? Qual a nossa importância no cosmos? 

quarta-feira, 15 de abril de 2015

A morte






O que seria a morte? 

Para muitos uma oportunidade de recomeçar, ou então a passagem para um outro plano dimensional encantador ou então horripilante, também a ausência da matéria com sua permanência de forma espiritual no plano aonde já se estava, ou será que estamos encerrando um ciclo que iniciamos um dia? 

A morte não precisa ser vista como algo a se temer, o medo faz parte do instinto humano, isso é importante para a sobrevivência, mas encarar o contexto filosófico por traz da morte não precisa ser amedrontador, a morte nos permite encerrar um ciclo, uma história construída, o que há de belo na eternidade? Conseguimos conceber o que é eternidade? Devemos ficar felizes por ter a oportunidade de morrer, pois se temos essa oportunidade é porque um dia tivemos a oportunidade de nascer, vou explicar melhor essa visão com base no texto de Richard Dawkins que retrata a vida e a morte: 

"Nós vamos morrer, e isso nos torna afortunados. A maioria das pessoas nunca vai morrer, porque nunca vai nascer. As pessoas potenciais que poderiam estar no meu lugar, mas que jamais verão a luz o dia, são mais numerosas que os grãos de areia da Arábia. Certamente esses fantasmas não nascidos incluem poetas maiores que Keats, cientistas maiores que Newton. Sabemos disso porque o conjunto das pessoas possíveis permitidas pelo nosso DNA excede em muito o conjunto de pessoas reais. Apesar dessas probabilidades assombrosas, somos eu e você, com toda a nossa banalidade, que aqui estamos...
Nós, uns poucos privilegiados que ganharam na loteria do nascimento, contrariando todas as probabilidades, como nos atrevemos a choramingar por causa do retorno inevitável àquele estado anterior, do qual a enorme maioria jamais nem saiu?"


segunda-feira, 13 de abril de 2015

Filme - Interestelar


  1. Interstellar é um filme anglo-americano de ficção científica dirigido por Christopher Nolan e estrelado por Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Jessica Chastain, Bill Irwin, Mackenzie Foy, Matt Damon, John Lithgow e Michael Caine. Wikipédia 

Dowload do filme com áudio original (Inglês) e a legenda em PTBR: 

sábado, 11 de abril de 2015

Ciência Filosófica no Facebook


O Ciência Filosófica agora está no Facebook, expandindo o conhecimento, a divulgação científica e filosófica. 


Quem foi - NICOLAU COPÉRNICO




    1. ★ - 19 de fevereiro de 1473, Torun, Polônia
    2. ✝ -  24 de maio de 1543, Frombork, Polônia



   Nicolau Copérnico foi um astrônomo e matemático polonês que nasceu em Toruń no dia 19 de Fevereiro de 1473. Copérnico descobriu através de seus estudos o que hoje conhecemos por "heliocentrismo", que significa o Sol como centro do sistema solar e os que os planetas giravam em seu entorno, ele foi adiante, deduziu também que a Terra girava em torno de seu próprio eixo, todos os estudos de Cópernico contradiziam as idéias aceitas em sua época. 
   A carreira acadêmica de Nicolau Copérnico iniciou-se em 1491, quando iniciou o curso de Medicina na universidade de Cracóvia na Polônia, em 1497 iniciou o curso de Direito Canônico em Bolonha na Itália, época em que na qual aprofundou seus conhecimentos matemáticos, filosóficos e astronômicos. Nicolau retornou a Polônia no ano de 1501, ordenou-se padre, tornando-se cônego na catedral de Frauenburg, não tarde retornou a Itália para aprofundar seus conhecimentos em novas universidades. Em 1512 volta a Polônia e assume de forma definitiva o cargo de cônego . Paralelamente com seu cargo no clero, Copérnico manteve seus estudos em astronomia e matemática e escreveu seu primeiro livro, " Pequeno comentário sobre as hipóteses de constituição do movimento celeste", de data de publicação incerta. Anos mais tarde, mais precisamente em 1539, ele conheceu Rheticus, um jovem que lhe incentivou e  o auxiliou a prosseguir seus  estudos, em 1540 eles publicaram "Prima Narratio", que narrava investigações que ambos realizaram. Em 1541, eles enviaram a teoria completa para publicação, porém somente em 1543 o livro "Das revoluções dos corpos celestes" foi publicada, com inúmeras alterações não autorizadas por Copérnico. Em 24 de maio do mesmo ano, ele faleceu em Frombork na Polônia.



sexta-feira, 3 de abril de 2015

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Quem foi - GALILEU GALILEI




    1. ★ - 15 de fevereiro de 1564, Pisa, Itália
    2. ✝ -  8 de janeiro de 1642, Arcetri, Itália



   A história de Galileu Galilei, inicia-se à alguns séculos, no ano de 1564, com seu nascimento, mais precisamente no dia 15 de fevereiro. Com apenas 10 anos de idade foi para o Monastério de Santa Maria de Vallombrosa e em 1981 iniciou o curso de medicina na universidade de Pisa, não tarde abandonou seus estudos pois havia iniciado seus estudos em matemática, astronomia e física por interesse próprio. 

   Galileu Galilei é conhecido por pertencer ao seleto grupo dos fundadores da ciência moderna e seu método experimental, destacou-se também na área da mecânica, chegou até mesmo a escrever um texto criticando os pontos de vista de Aristóteles que tratava da queda livre e do movimento de projéteis. Galileu contribuiu também com invenções que auxiliavam o poder militar.
    Ao tomar ciência da invenção da luneta, conseguiu criar a sua própria e fez importantes observações nos céus, Galileu concluiu que as observações feitas à respeito das fases de Vênus não seriam possíveis se a teoria do geocentrismo fosse correta (visão aceita em sua época), publicou também inúmeros textos que relatavam seus estudos, ao defender bravamente o heliocentrismo, encontrou inúmeros problemas na sociedade, em especial para com a igreja, que considerou seu ponto de vista completamente errôneo, foi pressionado, e aceitou admitir estar errado quanto aos seus estudos. 
    Em 8 de janeiro de 1645 ele faleceu em Arcetri, próximo de Florença. 


Referências: InfoEscola

quarta-feira, 25 de março de 2015

Quem foi - GIORDANO BRUNO






    1. ★ - 1548, Nola, Itália
    2. ✝ -  17 de fevereiro de 1600, Roma, Itália



Giordano Bruno era  teólogofilósofo, escritor e frade, seu nome de batismo era Filippo Bruno, ao ingressar na  Ordem Dominicana aos seus 15 anos de idade, foi lhe dado o nome Giordano. 
Giordano possuía uma influência católica muito forte, tendo estudando em seu seminário Aristóteles e Tomás de Aquino, tornou-se então doutor em teologia. Sempre foi um entusiasta pela filosofia, até que um dia seu ceticismo lhe trouxe graves problemas, após diversas reflexões sozinho, Giordano chegou a maravilhar-se com o esplendor do universo e foi inundado com uma cosmologia muito diferente da aceita em sua época, Giordano havia reconhecido que o planeta Terra, não era de fato o centro do universo e sim mais um planeta que estava girando em torno de nossa estrela, o Sol. Não tardou para ser acusado de heresia, foi então que deixou a Itália. Peregrinou por diversos países vizinhos, como a França, Suíça e Inglaterra e disseminando os seus conhecimentos, anos mais tarde Giordano Bruno retornou a Itália, talvez esse tenha sido o seu maior erro, com a constante insatisfação do clero para com sua pessoa, ele passou 8 anos preso, para seu julgamento, eis que no dia 17 de fevereiro, um trágico dia para a história da humanidade, Giordano Bruno foi queimado vivo.


segunda-feira, 23 de março de 2015

A importância do ceticismo


O termo ceticismo possui origem grega, o fundador foi Pirro, no século IV a.c, pintor nascido no Peloponeso.

Os elementos básicos do ceticismo são o questionamento e a investigação. Naturalmente somos racionais e nascemos desprovidos de conhecimento, da primeira palavra dita à resolução de equações matemáticas complexas, tudo é aprendido em vida, as escolas não ensinam a questionar e provavelmente esse é um dos maiores erros da educação do país. Dificilmente os pais argumentam com seus filhos a importância de ser cético e isso é perigoso. Um indivíduo com a mente educada com a importância da dúvida, está mais preparado para viver em sociedade e fugir dos "demônios que assombram" a nossa civilização. O ceticismo nos ensina a questionar a veracidade dos acontecimentos mundiais, a questionar seus valores morais e éticos e nos tornar pessoas conscientes.

Devemos estar o tempo todo com a interrogação alerta sobre as nossas mentes para driblarmos qualquer farsa que possa nos trazer grandes problemas.


O termo "demônios que assombram" é uma referência ao livro O mundo assombrado pelos demônios, escrito por Carl Sagan e que esse ano completou 20 anos de seu lançamento.

sexta-feira, 20 de março de 2015

Método científico



O que seria o método científico?

 Pois bem, cientistas realizam um trabalho bastante cauteloso para chegarem a importantes conclusões para beneficiar a humanidade. A curiosidade é o que move o homem em busca de resultados e com base nisso alcançamos o que temos atualmente, um avanço considerável na tecnologia e na medicina, fomos capazes de erradicar diversas doenças, aquelas que um dia mataram inúmeras pessoas e hoje não nos incomodam mais. Cientistas costumam levar a fama de "malucos", abusivos em seus experimentos, inconsequentes, mas essa fama é errônea, isso não é verdade, acredito eu que a industria cinematográfica deva levar uma grande culpa nesse cenário. Os temperamentos que deveriam ser associados aos cientistas deveriam ser os de determinados e persistentes, pois é assim que a ciência funciona, devemos questionar toda e qualquer possibilidade, testa-la de todas as formas possíveis e cabíveis, eliminar as hipóteses de erro e chegar a resultados concretos e satisfatórios. O método científico supera a arrogância humana e a sede de almejar estar à frente e tornar os seus desejos a realidade que o cerca, satisfatória ou não, a ciência sempre procura nos trazer a verdade. 


quinta-feira, 19 de março de 2015

Zona habitável de um sistema estelar

Você sabe o que é a zona habitável de um sistema estelar? 






A zona habitável de um sistema estelar nada mais é que a região que está no entorno gravitacional de uma estrela que permite a existência da vida como nós a conhecemos, sendo não tão próximo e nem tão longe da mesma. Mas espera ai! Não precisamos de oxigênio e outros nutrientes da natureza para viver? Sim! Com certeza! Porém, vamos dar um passo de cada vez, isso é outra história. A zona habitável de uma estrela poderá nos proporcionar a temperatura adequada para mantermos a água no estado líquido, não sendo tão frio, nem tão quente.

Infinitas possibilidades 

A nossa galáxia, a Via Láctea, possui cerca de 200 bilhões de estrelas, isso mesmo, bilhões! Se levarmos em consideração os exoplanetas existentes nesses sistemas e que estão em sua zona habitável, tentem imaginar quantas possibilidades de lugares apropriados para vida nós temos! Muito provavelmente a maioria deles não é de fato agradável para nós seres humanos, mas vamos fazer pequenas reflexões:

1 - Nós consideramos apenas a vida que prospera com os nutrientes em que temos conhecimento;

2- Retratamos apenas a nossa galáxia; existem "bilhões e bilhões" de outras. 

Reafirmando o que Carl Sagan nos disse, não consigo imaginar o que mais me surpreende, viver no único planeta que possui vida ou estarmos sozinhos nesse universo.


quarta-feira, 18 de março de 2015

Série - COSMOS - A Spacetime Odyssey

Imagem oficial para divulgação da série


  1. Cosmos: Uma Odisséia do Espaço-Tempo é uma série americana de documentário científico. É uma continuação da série de 1980, Cosmos, que foi apresentada por Carl Sagan. O apresentador da nova série é o físico Neil deGrasse Tyson. Wikipédia 


  2. Os episódios encontram-se em sua língua original (Inglês), um arquivo de legenda (Português-BR) encontra-se juntamente ao episódio no link para download.