quinta-feira, 19 de março de 2015

Zona habitável de um sistema estelar

Você sabe o que é a zona habitável de um sistema estelar? 






A zona habitável de um sistema estelar nada mais é que a região que está no entorno gravitacional de uma estrela que permite a existência da vida como nós a conhecemos, sendo não tão próximo e nem tão longe da mesma. Mas espera ai! Não precisamos de oxigênio e outros nutrientes da natureza para viver? Sim! Com certeza! Porém, vamos dar um passo de cada vez, isso é outra história. A zona habitável de uma estrela poderá nos proporcionar a temperatura adequada para mantermos a água no estado líquido, não sendo tão frio, nem tão quente.

Infinitas possibilidades 

A nossa galáxia, a Via Láctea, possui cerca de 200 bilhões de estrelas, isso mesmo, bilhões! Se levarmos em consideração os exoplanetas existentes nesses sistemas e que estão em sua zona habitável, tentem imaginar quantas possibilidades de lugares apropriados para vida nós temos! Muito provavelmente a maioria deles não é de fato agradável para nós seres humanos, mas vamos fazer pequenas reflexões:

1 - Nós consideramos apenas a vida que prospera com os nutrientes em que temos conhecimento;

2- Retratamos apenas a nossa galáxia; existem "bilhões e bilhões" de outras. 

Reafirmando o que Carl Sagan nos disse, não consigo imaginar o que mais me surpreende, viver no único planeta que possui vida ou estarmos sozinhos nesse universo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário