segunda-feira, 23 de março de 2015

A importância do ceticismo


O termo ceticismo possui origem grega, o fundador foi Pirro, no século IV a.c, pintor nascido no Peloponeso.

Os elementos básicos do ceticismo são o questionamento e a investigação. Naturalmente somos racionais e nascemos desprovidos de conhecimento, da primeira palavra dita à resolução de equações matemáticas complexas, tudo é aprendido em vida, as escolas não ensinam a questionar e provavelmente esse é um dos maiores erros da educação do país. Dificilmente os pais argumentam com seus filhos a importância de ser cético e isso é perigoso. Um indivíduo com a mente educada com a importância da dúvida, está mais preparado para viver em sociedade e fugir dos "demônios que assombram" a nossa civilização. O ceticismo nos ensina a questionar a veracidade dos acontecimentos mundiais, a questionar seus valores morais e éticos e nos tornar pessoas conscientes.

Devemos estar o tempo todo com a interrogação alerta sobre as nossas mentes para driblarmos qualquer farsa que possa nos trazer grandes problemas.


O termo "demônios que assombram" é uma referência ao livro O mundo assombrado pelos demônios, escrito por Carl Sagan e que esse ano completou 20 anos de seu lançamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário