segunda-feira, 25 de maio de 2015

O destino do universo



Nosso universo está em constante expansão e estamos abordo de nosso planeta nessa incrível viagem pelo cosmos, mas para onde iremos? Qual é o destino de nosso universo? 

Não contendo indícios mais claros como os da origem do universo que é um fato já acontecido, nos resta basearmos em cálculos, presunções realizadas por astrônomos e observações intergaláticas para pressupormos através de nossas teorias, as mais aceitas e debatidas em nosso mundo astrofísico contemporâneo são as seguintes: 


Big Rip

O Big Rip é a teoria que defende que o universo obtenha uma aceleração ainda maior em sua expansão com o decorrer do tempo, fazendo com que as galáxias, os astros e até mesmo os átomos se separem causando um dissipamento eterno da matéria pelo cosmos. 


Big Crunch 

O Big Crunch prevê uma desaceleração na expansão do universo, até que a gravidade não permita a expansão e com isso se contraia fazendo com que a matéria volte ao ponto inicial, podendo então ocasionar outro Big Bang. 


Tendo analisado com cuidado todas as teorias possíveis, chegamos a conclusão de que precisamos desvendar por completo a energia escura que compõe o universo, sendo responsável por aproximadamente 70% de um todo do que existe. Detectada através de cálculos, a energia escura interfere na gravidade universal e teria importante papel na aceleração do universo durante a sua expansão, precisamos continuar estudando e descobrir seu papel detalhado na expansão do universo, com isso teremos dados mais aproximados para prever o destino de nosso universo. 

Para mais Informações, consulte a bibliografia da postagem em: Megacurioso - Big RipSuper Interessante - Big Crunch e Super Interessante - Energia escura